Edson Silva promove palestra sobre prevenção ao suicídio

Edson Silva promove palestra sobre prevenção ao suicídio

Evento aberto ao público é promovido pelo gabinete do Vereador Edson Silva e acontece na próxima sexta-feira (21)

A cada três segundos uma pessoa tenta se suicidar no mundo e a cada 45 minutos uma pessoa se suicida no Brasil . Um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas.

A esperança é o fato de que, segundo a Organização Mundial da Saúde, nove em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. É necessário a pessoa buscar ajuda e atenção de quem está à sua volta.

Mas como buscar ajuda se sequer a pessoa sabe que ela pode ser ajudada e que o que ela passa naquele momento é mais comum do que se divulga? Ao mesmo tempo, como é possível oferecer ajuda a um amigo ou parente se também não sabemos identificar os sinais e muito menos temos familiaridade com a abordagem mais adequada?

Para discutir o assunto que faz parte do mês de Prevenção ao Suicídio, “Setembro Amarelo”, o gabinete do vereador Edson Silva e a Câmara Municipal de Cotia promovem, na próxima sexta-feira (21) o encontro, “Saúde Emocional, cuide de quem você ama”. Na ocasião, o psicólogo Felipe Maronesi e sua equipe de profissionais, ira esclarecer o público. O evento acontece na Câmara Municipal de Cotia à partir das 14h00,  é gratuito e aberto ao público.

Iniciado no Brasil pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), o Setembro Amarelo realizou as primeiras atividades em 2015 concentradas em Brasília. Mundialmente, o IASP – Associação Internacional para Prevenção do Suicídio estimula a divulgação da causa, vinculado ao dia 10 do mesmo mês no qual se comemora o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

O CVV – Centro de Valorização da Vida (uma das principais mobilizadoras do Setembro Amarelo) é uma entidade sem fins lucrativos que atua gratuitamente na prevenção do suicídio desde 1962, membro fundador do Befrienders Worldwide e ativo junto ao IASP – Associação Internacional para Prevenção do Suicídio), da Abeps (Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio) e de outros órgãos internacionais que atuam pela causa.

Serviço:

Palestras: Saúde Emocional, cuide de quem você ama, com o psicólogo Felipe Maronesi

Quando: Sexta-feira (21) – A partir das 14 horas

Local: Câmara Municipal de Cotia  (Rua Batista Cepelos, 91 – Centro – Cotia)

About the Author