Parabéns Caucaia do Alto!

Parabéns Caucaia do Alto!

O Distrito de Caucaia do Alto completa hoje seu 73º aniversário. O distrito abrange, como região turística, do km 37 até o km 39 da Raposo Tavares, sentido Estrada de Caucaia do Alto, com seus oito quilômetros de percurso ao centro do distrito, e ainda do km 37, sentido Estrada do Atalaia, para a região do Morro Grande.

A região de Caucaia do Alto/ Morro Grande contém parte da maior riqueza ambiental de Cotia: a Reserva Florestal do Morro Grande. Próximo dali localiza–se o Sítio do Padre Inácio, patrimônio nacional tombado pelo IPHAN.

É também região de turismo rural, de esportes radicais e hípicos, de melhor idade, ecológico, religioso, de compra de produtos agrícolas e paisagismo. A principal via de acesso ao distrito é a Estrada de Caucaia do Alto que receberá, a partir de 2018, obras de duplicação e revitalização para levar ainda mais desenvolvimento à região e melhorar a segurança e qualidade de vida da população.

Para comemorar o aniversário,  a Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer de Cotia, em parceria com o Governo Estadual, promove o Circuito Paulista de Viola Instrumental, no dia 1/12, às 19h30, no anfiteatro do Centro Educacional Unificado de Cotia (CEUC). A entrada é gratuita e livre para todas as idades.

O circuito conta com a performance do artesão e violeiro Levi Ramiro, anfitrião no show, e receberá violeiros convidados que apresentarão clássicos da viola, além de composições do próprio Levi Ramiro. O formato mescla música e prosa, conectando violeiros e a plateia por meio de ‘causos’ e histórias que envolvem a música regionalista de raiz.

O repertório conta com músicas autorais e canções tradicionais da viola caipira, como ‘Saudade da Minha Terra’, de Goiá e Belmonte; ‘Rio de Lágrimas’, de Tião Carreiro e Pardinho e ‘Triste Berrante’, de Adauto Santos. Violeiros locais também poderão participar.

O Circuito Paulista de Viola é uma iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo por meio do ProAC. Ao longo do ano o projeto cultural passou por diversas cidades do interior paulista.

Levi Ramiro

Desde 1995, Ramiro adotou a viola como seu principal instrumento de trabalho, absorvendo esse universo cultural que vem ao encontro de suas raízes, motivo pelo qual ampliou sua produção musical na arte de tocar e também na de fabricar seu próprio instrumento. Com base nos valores da cultura caipira e misturando elementos que formam nossa Música Brasileira, Levi Ramiro celebra em suas composições a poesia e a simplicidade da vida interiorana.

 

About the Author